Skip to content

História da Jóia I – Pré-História

04.05.2011

A História da Jóia começou desde quando foram achados registros da Pré-História, em 4000 a.C., com a invenção da escrita.
Se calcula que o início das jóias se deu cerca de 25 mil anos antes de Cristo, no período da Pedra Lascada, ou Paleolítico. Os primeiros adornos a aparecerem foram os pingentes, feitos de conchas, pedras e osso, tinham forma natural ou com algumas incisões geométricas, com furos no meio e amarrados através de cordões com fibra vegetal. O uso adornos feito de ossos dos animais caçados, mostrava a valentia do caçador. Já nesse período se colecionava pedras e minerais brilhantes e de cores vivas.

No período Neolítico (de 10000 a.C.  a 3000 a.C.), ou período da Pedra Polida, depois da era glacial, manifestam-se a  preferência por materiais mais raros, mais resistentes e peças mais elaboradas. Aparecem os braceletes trabalhados, peças feitas em cerâmica, quartzo, amestista, âmbar, coral e finalmente o cobre e ouro.  Aí começa a Idade dos Metais…

A Idade do Ouro se inicia ainda no período Neolítico com a descoberta do metal pronto para o uso, ou seja, em pepita.  Logo esse metal foi considerado uma dádiva devido seus tantos atributos, como eu já descrevi aqui. Por ser um metal maleável, dúctil, a pepita era martelada até se transformar em um fina folha de ouro. Embora não existisse uma variedade muito ampla de ferramentas, logo as jóias começam as ser construídas junto com prata e pedras de cor.
Então a partir de aproximadamente 5 mil a.C. a produção de jóias começa a evoluir em técnicas e desenhos. Começa mesmo que rudimentar, a técnica de fundição e solda. Com a técnica de ourivesaria mais evoluída,  são desenvolvidos selos com forma oval e com representação, por exemplo, de besouro em relevo para ser impresso na cera e no barro. Esses selos viram brincos e anéis cerca de 2500 a.C.

A Idade do Ferro a jóia desse período é marcada pelo filigrana organizada em formas espirais, ondas e florais. A técnica de granulação realça as filigranas muitas vezes já embelezada por esmaltes, em aproximadamente 330 a. C.

É muita coisa, com o tempo vou detalhando tudo pra vocês! Promess.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: