Skip to content

O que é jóia?

28.04.2011
tags:

O QUE É JÓIA? Essa é uma questão que divide opiniões.

Separei alguns significados do grande Dicionário Aurélio:
Jóia. 1. Artefacto de matéria preciosa, de metal ou de pedrarias. 2. Pessoa ou coisa de grande valor ou muito boa, ou de aspecto agradável. 5. Muito bom ou bonito.
Precioso. 1. De grande preço. 2. Magnífico, suntuoso, rico, finíssimo. 4. A que se dá apreço.
Valor.  2. Qualidade pela qual pessoa ou coisa é estimável em maior ou  menor grau;  mérito ou merecimento.

Há quem diga que pode ser considerado jóia o ornamento com ótimo design, de técnica bem desenvolvida, independe o material que tenha sido confeccionado. Então incluiria, peças feitas em materiais alternativos como madeira, bambu, a conhecida palha dourada e até plásticos e papéis.

Claro que a pergunta “O que é jóia?” não tem um resultado exato, mas podemos somar todos esses significados e pensar em uma boa resposta.



Em um resumo bem enxuto, jóia pra mim é um bem durável de um ótimo design.

Esmiuçando um pouco a frase, diria que de todo material de pouca deterioração, que possa ser passado de geração em geração, pode sim sair um jóia. O que exclui os papéis da lista! Mas inclui a prata, o cobre, o aço, a madeira, o bambu, o couro, o plástico… Ser durável inclui também uma boa montagem, aquilo que não quebra ou desmonta com facilidade, o que também exclui qualquer peças que quando a gente vê já se foi a pedrinha, já caiu o pingente…
O bom design é essencial! Não é porque é de ouro, custou vários salários, que é uma jóia. Tem aquelas peças que compramos e depois de 6 meses estão no fundo da gaveta, quando lembramos é pensando”acho que vou derreter e fazer outra”.  Lá se foi…
Tem também o que chamamos de jóia só pelo apreço. Por mais que fique no fundo da gaveta, foi alguém especial que te deu, é de família. Sua tataravó ganhou do seu tataravô. Mas aí vale de tudo, não precisa ser nem ornamento.

As semi-jóias são as metades disso tudo, rs. Entra os folheados, que são geralmente bem feitos mas duram cerca de 1 ano antes de descascar e precisar de um novo banho. Mas com design podre vira biju!
As bijus entram no contrário de tudo que já foi descrito. Ou seja, não é durável, desmonta fácil, tem péssimo acabamento e o design em sua maioria é efêmero, ou “inspired”, cópia mesmo!

Descordam? Concordam?
Então comente!  A discussão é super válida!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Eden Prata permalink
    02.05.2011 22:25

    Como dizia Salvador Dali, “A verdade se parece com uma jóia. A falsa quase sempre se parece com a verdadeira”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: